domingo, 31 de março de 2013

Gareth Bale x Neymar

Só como forma ilustrativa àquilo que me refiro como "crise no futebol brasileiro", cabe uma pequena comparação entre ídolos: Neymar (do pentacampeão Brasil) com seu estilo "curioso" de um lado, e de outro o simples, mas eficiente Gareth Bale (do grandioso País de Gales).
Tanto um, quanto outro são os grandes expoentes do futebol de seus respectivos selecionados, e também dos clubes onde jogam. As semelhanças param por aí.

O galês atua como uma espécie de ala esquerdo, chegando com frequência ao ataque do Tottenham Hotspur - ING. Por consequência (ou eficiência?) é o 3º na artilharia do Campeonato Inglês, com 16 gols em 25 jogos, perdendo apenas para atacantes de ofício e com habito de marcar gols.

Já o brasileiro da mídia maior que seu futebol, atacante de origem, que tem como tarefa principal marcar tentos, tem 7 gols marcados em 16 rodadas de Campeonato Paulista, ficando em 4º empatado com outros 3 no ranking de artilharia deste super-concorrido campeonato.

Os resultados dos clubes simbolizam ainda a diferença entre os dois.
O clube de Bale é 4º no Campeonato Inglês, atrás do milionário Manchester United, do atual campeão inglês Manchester City e do campeão da Liga dos Campeões UEFA, Chelsea, além de estar classificado para enfrentar o Basel (Suíça) nas quartas-de-final da UEFA Europa League.

Já o Santos, clube de Neymar, é 3º colocado no disputadíssimo paulistão, concorrendo com Mogi Mirim, Penapolense, Linense, Oeste, etc... Claro que vale lembrar que está duas posições a frente do Campeão Mundial - Corinthians, embora não por méritos próprios, visto que ambos não passaram de um monótono 0 x 0 recentemente.

No âmbito das Seleções, os resultados de Brasil e País de Gales são comparáveis entre si: derrota para as seleções ditas grandes, como a própria Inglaterra, por exemplo e empates ou vitórias contra seleções de medianas a fracas.

Portanto, a mídia nacional que pare de tratar uma possível ida de Neymar para a Europa como uma grande aquisição para qualquer clube do Velho Continente, porque mesmo no País de Gales há melhores opções!

E que o Brasil pense melhor, e reveja seus critérios na hora de eleger seus ídolos!

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário