quarta-feira, 3 de abril de 2013

Convocação da Seleção

Bom, hoje tivemos a convocação do técnico da seleção brasileira Luis Felipe Scolari, para o jogo amistoso contra a Bolívia, em benefício da família do garoto Kevin Spada. Para que não lembra (não sabe) este garoto foi assassinado pela inconsequência da torcida corithiana durante o jogo contra o San José, em Oruro - BOL.

Essa convocação, como será para um jogo fora das "datas-FIFA", foi feita só com jogadores que atuam no próprio Brasil, portanto, como esse não é um costume, tivemos algumas (várias) surpresas. E isso certamente gerou indignação, perplexidade, revolta, confusão... tudo! Menos consenso!
Não que isso seja uma das habilidades de Felipão, mas dessa vez ele exagerou na dose!
Não se sabe ainda quais as que causam mais espanto, algumas opções convocadas ou algumas ausências.

Comecemos pela posição de Goleiro, na qual a nível "geral" Júlio César parece ter se firmado, a nível "nacional" temos algumas opções razoáveis, como o Jefferson do Botafogo, que foi convocado. Outras opções? Diego Cavallieri, do Fluminense! Victor do Atlético-MG e Fábio do Cruzeiro, que tiveram algumas oportunidades, mas nunca foram devidamente aproveitados! Outros tantos! Mas não Matheus Vidotto, do Sub-20 do Corinthians, que poder ter lá suas qualidades, seu potencial... mas esse é mesmo o momento pra promover jovens?
- Empate: um erro e um acerto!

Nas laterais também tivemos surpresas! No lado esquerdo, André Santos, do Grêmio, que, embora não seja unanimidade, já teve atuações para merecer esta convocação! Mas certamente é uma posição com algumas opções bastante diversas.
Além de André Santos... Douglas Santos, do Náutico? Quem é? O que faz? De onde vem?
É um lateral-esquerdo recém chegado aos profissionais do Náutico, com passagem pelo desastre da seleção sub-20 no Sul-Americano do ano passado. Por mais que possa vir a ser um grande lateral, agora não é! E não creio que mereça uma chance - agora - de vestir a camisa da seleção.
E no lado direito:  ninguém? Ninguém! Felipão não convocou nenhum lateral direito de ofício, ou seja, teremos improvisações!
- Um acerto e dois erros!

Na miolo da zaga - finalmente - uma boa escolha! Réver, do Atlético-MG que se destaca pela firmeza na defesa e pela qualidade de seus avanços ao ataque. É o melhor zagueiro do cenário nacional!
Dedé, do Vasco. Agora que conhecemos o verdadeiro Dedé, vemos que ele não é aquele que impressionou a muitos, mas sim um zagueiro apenas mediano que não serve à seleção brasileira!
E Dória, do Botafogo! Estabanado, afoito e imaturo! Outro zagueiro apenas mediano, que não irá muito longe...
- Dois erros e um acerto!

Como volantes o comandante convocou a dupla inseparável Ralf e Paulinho, do Corinthians, Jean, do Fluminense e Arouca, do Santos. Os dois atletas corinthianos são razoáveis. Paulinho melhor que Ralf, principalmente pela versatilidade e qualidade na chegada ao ataque. Jean se sobressai pela sua superioridade em relação ao companheiro de posição no clube carioca - o "craque" Edinho. Mas nem por isso talvez seja a melhor opção... E Arouca, certamente o mais frágil dos quatro selecionados, apenas razoável e já provou que não é capaz de defender o Brasil.
-Sendo bonzinho... Dois acertos e dois erros!

Apenas dois meias: Ronaldinho, do Atlético-MG e Jadson, do São Paulo. Ambos tiveram oportunidades recentes com a amarelinha, mesmo com outros treinadores, e já provaram que, por mais que tenham ajudado seus clubes, suas atuações na seleção não compensam novas convocações. Principalmente quando se trata de Ronaldinho Gaúcho, cujas atuações sempre geraram muitas controvérsias e nunca foram unânimes e constantes... mas sua qualidade certamente é incontestável!
- Com meio ponto de cada, um acerto e um erro!

E para o ataque? O amado, louvado, venerado, idolatrado, midiático e futebolísticamente  inútil Neymar, do Santos, Leandro Damião, do Internacional, Leandro, do Palmeiras, Alexandre Pato, do Corinthians e Osvaldo do São Paulo. O primeiro atleta mencionado desmerece comentários. Leandro Damião é sempre um jogador útil, apesar de não ter aproveitado algumas chances que teve na seleção. Alexandre Pato, se realmente se firmar, longe das lesões, já provou ser uma boa esperança para o ataque do Brasil. Osvaldo é uma opção de velocidade e jogada pelos flancos, que não temos, e dentre os clubes brasileiros talvez não tenhamos mesmo melhores opções. E Leandro, do Palmeiras, vem atuando muito bem, fazendo gols, deixando para os tempos de Grêmio a fama de inconstante e de não saber finalizar. Apesar disso, talvez tenha sido uma convocação um pouco precipitada.
- Se considerarmos a necessidade da mídia que Neymar carrega, são todas convocações acertadas! Mas é claro que haviam dezenas de outras opções, talvez melhores...

Enfim, alguns acertos e muitos erros depois, muitas faltas foram sentidas... Fernando, do Grêmio, que mostrou nos amistosos anteriores ser merecedor dessa vaga. Fred. que vem sendo o salvador da pátria para Felipão. Zé Roberto, veterano, também do Grêmio que vem jogando mais que Neymar e Ronaldinho juntos... e vários outros!

Além disso, com a convocação de tantos jogadores atuando no Corinthians explicitou a influência de algumas pessoas ligadas ao clube paulista junto à CBF.
E principalmente mostrou a falta de ética desta mesma confederação, levando tantos jogadores do clube que foi responsável pela morte do torcedor cujo jogo é forma de homenagem!
Pra que? Por quê? Em benefício de quem, além da mídia dos próprios jogadores?

Convenhamos que poderia-se e deveria-se esperar muito mais!

2 comentários:

  1. teus cometários até q tem fundamento mas da uma melhoradinha no teu português
    "quais o que causa mais espanto"
    "Comecemos"

    ResponderExcluir
  2. O primeiro tá corrigido, mas o segundo não tá errado!

    ResponderExcluir