terça-feira, 9 de abril de 2013

Dois gigantes apagados!

É claro que as Quartas-de-Finais da UEFA Champions ainda não estão definidas, e a Juventus de Turim pode contrariar tudo àquilo que estou prestes a escrever. Mas pela improbabilidade de isso acontecer, aqui vamos nós!

Como pode? Dois países gigantescos no futebol, tanto nas suas seleções (que reúnem juntas 5 títulos mundiais), como em suas equipes que já ganharam inúmeras vezes o Mundial de Clubes, inclusive foram os representantes europeus na final desta competição em dois dos últimos três anos, e na temporada 2012/2013 devemos chegar às Semi-Finais da Champions League sem nenhum representante desses países?

É o caso da Inglaterra e da Itália...

Os ingleses, representados inicialmente por Chelsea (atual campeão), Manchester United, Manchester City e Arsenal, tiveram seus últimos representantes eliminados ainda nas Oitavas-de-Finais (Manchester United que foi elimiminado pelos merengues - Real Madri, e Arsenal, que foi eliminado pelos bávaros -Bayer de Munique), enquanto o atual campeão Chelsea e o milionário Manchester City caíram ainda na primeira fase.
Na UEFA Europa League (como se fosse uma divisão inferior da Liga dos Campeões) os ingleses seguem firmes, principalmente o Chelsea, mas com destaque também para o Newcastle e o Tottenham, todos os três disputam as Quartas-de-Finais desta competição.

Já os italianos, representados nesta temporada apenas pela Juventus e pelo Milan. La Vecchia Signora - Juventus, ainda não está eliminada, mas com a derrota por 2 x 0 para o Bayer de Munique na Allianz Arena, na Alemanha, não deve avançar à próxima fase. Já o Milan, enfrentou logo nas Oitavas-de-Finais o todo poderoso Barcelona, e assim como nas Quartas-de-Finais da temporada passada, acabou sendo eliminando. A crise italiana é maior, pois além de ter pouquíssimas chances de chegar às Semi-Finais da Champions, tem apenas a Lazio como representante nas Quartas-de-Finais da Europa League, e já começou muito mal esta fase, perdendo o primeiro jogo na Turquia para o Fenerbahçe, complicando sua classificação. Os italianos definitivamente já viveram dias muito melhores, e precisam superar urgentemente essa crise, já que apenas sua tradição nessas competições europeias não tem sido mais suficiente.

É uma constatação, embora bastante insípida, um tanto quanto alarmante, já que se esperava muito mais de algumas dessas equipes. A não ser pelos eliminados na primeira fase, a maioria teve muito azar nos sorteios, enfrentando a maiores pedreiras logo nas primeiras fases eliminatórias. É claro que só uma temporada não pode ser usada como argumento para uma análise mais profunda. Mas que é curioso, isso é!

Claro que também não teremos semi-finalistas portugueses, turcos, russos, holandeses, gregos, suíços e provavelmente nem franceses, mas de longe as faltas mais sentidas são dos gigantes italianos e ingleses, já que o último representante de algum destes campeonatos citados anteriormente nas Semi-Finais da Champions League foi o Lyon, na temporada 2009/2010.

O fato é que, se a Juventus e o PSG não nos surpreenderem amanhã, teremos um duelo entre espanhóis e alemães nas Semi-Finais. Será a consagração de duas nações que vivem momentos distintos nos âmbitos político, social e principalmente econômico, mas que tem sido grandes potências no cenário futebolístico europeu e que estarão muito bem representadas, provavelmente pelo gigante Bayer de Munique e pela grata surpresa Borussia Dortmund - no caso da Alemanha - e pelos eternos rivais Barcelona e Real Madrid - pelo lado da Espanha.

Mas poderia ser talvez mais emocionante com outras torcidas, outros países e outras paixões envolvidas.

Agora é aguardar pra ver o que serão dessas Semi-Finais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário