quinta-feira, 4 de abril de 2013

Favoritos à Libertadores

É evidente que, como vem sendo costume nas últimas edições da Taça Libertadores da América, os francos favoritos são os times brasileiros - Atlético-MG, Corinthians, Grêmio, Fluminense, São Paulo e Palmeiras (talvez até elencados por grau de favoritismo).

Mas nem por isso podemos excluir alguns times de outros países de surgirem como fortes concorrentes a este título. Principalmente os argentinos...

O Vélez Sarsfield é quem vem apresentando o melhor futebol tecnicamente, com bom toque de bola, muita velocidade e eficiência nas chegadas ao ataque, além de já estar matematicamente classificado às Oitavas-de-Final.
Além disso, tem o todo poderoso Boca Juniors, que vem bem na classificação e se agiganta diante dos adversários nas fases eliminatórias, mesmo não tendo uma equipe tão qualificada quanto em outras épocas.
Outros clubes argentinos também têm chances de classificar-se, como o Arsenal de Sarandí e o Newell's Old Boys, mas não devem oferecer maiores resistências caso enfrentem os brasileiros.

Já os clubes uruguaios, embora não apresentem time tecnicamente muito confiáveis, compensam na tradição e na experiência e podem ser sim adversários difíceis no caminho dos brasileiros, principalmente o Peñarol e na sequência o Nacional. O primeiro corre riscos de não classificar-se à próxima fase. Já o segundo está bem encaminhado, mesmo tendo caído no difícil grupo do Boca Juniors.

Os clubes paraguaios, até certo ponto estão bem representados pelo sempre incômodo Libertad (time de Nicolás Leoz - presidente da Conmenbol), que está praticamente classificado. O Olímpia disputa contra a Universidad do Chile. E a grande decepção é o Cerro Porteño. Mesmo assim, nenhum deles deve chegar mais do que às semi-finais.

Já os clubes da Bolívia, antes perigosos pela altitude, já não tem usado tão bem deste artifício, quanto já foi em outros tempos e portanto nem devem avançar à próxima fase.

Colombianos, peruanos, venezuelanos e equatorianos, apesar de um razoável aprimoramento (apenas razoável), não apresentam times que possam ir muito além da próxima fase, em geral.

Os chilenos da Universidad do Chile e do Huachipato devem classificar-se à próxima fase e podem oferecer algum perigo, mais ainda não acredito que cheguem à final, apesar da notável melhora na qualidade do futebol chileno.

Além disso há a surpresa da competição: o mexicano e recém criado Tijuana, que deve classificar-se no grupo do Corinthians e ninguém sabe ainda até que ponto pode chegar, principalmente pela vantagem que leva jogando em gramado sintético no seu estádio. Mas não deve ser capaz de derrubar algum dos grandes favoritos.

Portanto, se alguém pode ameaçar a recente hegemonia brasileira criada no cenário Sul-Americano, será algum destes citados. Ou então teremos uma grande zebra nesta edição da Taça Libertadores.

É aguardar pra ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário