terça-feira, 29 de outubro de 2013

Os melhores do mundo em 2013

Hoje cedo foi divulgada a lista dos 23 jogadores e 10 técnicos eleitos pela FIFA, em parceria com a revista France Football, dos finalistas ao prêmio de melhor do mundo na temporada de 2013.

Como não poderia ser diferente, predominam na lista jogadores do campeão de tudo na Europa, o Bayern de Munique, com seis atletas indicados, além do ex-treinador Jupp Heynckes.

Dois brasileiros também figuram entre os 23: Thiago Silva e Neymar, além do treinador da seleção brasileira, Luís Felipe Scolari.

Também não poderiam faltar os dois grandes favoritos: o argentino Lionel Messi - em busca de seu quinto "Balon D'or" - e o português Cristiano Ronaldo, que finalmente tem chances reais de desbancar o craque argentino.


Vamos à listagem completa:
Manuel Neuer, goleiro do Bayern de Munique - único desta posição entre os 23 escolhidos, foi o sustentáculo defensivo da equipe alemã na conquista da Champions League, da Bundesliga e da Copa da Alemanha. A garantia de segurança e de defesas fantásticas que o apontam hoje como o melhor goleiro do mundo.


Philip Lahm, lateral do Bayern de Munique- também único escolhido em sua posição, foi outro destaque da campanha bávara. Há muitos anos titular do Bayern e da seleção da Alemanha, confere segurança e boa opção ofensiva pela ala direita, contrapondo ao austríaco Alaba, que atua no lado esquerdo e que, apesar de não ter sido indicado, é também muito bom jogador.

Thiago Silva, zagueiro do Paris Saint-Germain - o grande líder defensivo do atual campeão francês, titular absoluto e capitão da seleção brasileira, e único zagueiro na lista, conferem a ele o merecido título de melhor zagueiro do mundo na atualidade.

Yaya Touré, meia do Manchester City - o nome mais questionável dos 23 escolhidos, não pela sua incapacidade técnica, mas pela temporada irregular dos  Citzens, e pela multifuncionalidade do marfinense, que, ao invés de servir como benefício ao grupo, tem sido motivo de indecisão por parte dos treinadores quanto ao posicionamento de Touré em campo.

Xavi Hernández, meia do Barcelona - um jogador que não enche os olhos do torcedor pela velocidade, pelos dribles, mas que pressiona pela qualidade técnica dos passes, sempre com percentual de acerto acima dos 90%. Além disso, sua regularidade é algo admirável: sempre com atuações seguras e confiáveis, servindo como ponto de referência ao time catalão, nos casos de necessidade.

Andrés Iniesta, meia do Barcelona - outro craque espanhol que destoa em relação à maioria pela regularidade e eficiência quando está em campo, sempre contribuindo para os avanços ofensivos do Barcelona. Se destaca, sobretudo, quando atua ao lado de Messi.

Andrea Pirlo, meia da Juventus - único italiano da lista, é prova viva da crise e da deficiência técnica das novas gerações na Itália. Escolhido para a lista muito mais pelo nome, e por capitanear a Juventus na conquista do título do último Calcio, do que por atuações fenomenais, ora marcas registradas de sua já extensa carreira.

Bastian Schweinsteiger, meia do Bayern de Munique - mais um dos grandes responsáveis pela magnânima temporada do Bayern. O motor central da equipe, por quem passam todas as jogadas, além de, por vezes,  ser capitão do time. Um volante com uma excepcional qualidade técnica no passe, e também na finalização.

Gareth Bale, meia do Real Madrid (Tottenham) - o jogador mais caro da história, que teve sua menção muito merecida pela esplendorosa temporada que fez pelo clube londrino, sendo o terceiro artilheiro da última Premier League. Porém, depois de uma transferência conturbada e cheia de transtornos para os "merengues", o galês ainda não conseguiu total adaptação ao futebol espanhol, tendo dificuldades principalmente pela resistência do novo treinador, Carlo Ancellotti, em colocá-lo em campo em posições opostas às quais está acostumado a atuar, mesmo nas poucas partidas em que tem sido titular.

Mesut Özil, meia do Arsenal (Real Madrid) - o craque da  seleção alemã já era destaque quando atuava pelo time madrilenho, mas tinha seu brilho brevemente ofuscado pelo português Cristiano Ronaldo. Agora que tem mais,espaço para brilhar à vontade no time da capital inglesa, tem sido o grande articulador de jogadas do líder da atual Premier League. Ágil, bom passe, magnífica visão de jogo e muito potencial de finalização: um legítimo craque.

Arjen Robben, meia-atacante do Bayern de Munique - o legítimo ponta: veloz e finalizador. Uma mesma jogada de, jogando aberto na ponta direita, Robben corta para o meio e finaliza de canhota, quase invariavelmente marcando o gol. Uma jogada já mais do que conhecida, mas que continua dando certo, por mais que o marcador tente evitar.

Eden Hazard, meia-atacante do Chelsea - estrela da crescente seleção belga, o meia foi destaque na temporada pós título da Champions League do Chelsea, em que o clube conquistou outra competição internacional, a UEFA Europa League. Hazard é a peça que distribui as jogadas para Torres, Schurrle e Eto'o. E tem feito isso com muita qualidade.

Neymar, atacante do Barcelona - apesar de ser um crítico assumido da Neymar-exaltação, e preciso admitir que o futebol do "craque da grife" encaixou muito rápida e eficientemente ao esquema tático catalão, dando uma nova opção à ainda presente "Messi-dependência". Gols, passes e dribles tem feito a mídia "babar" pelo jovem atacante. Contudo, ainda continuo como crítico a esse excesso de holofotes sobre um jogador apenas mediano.

Edison Cavani, atacante do Paris Saint-Germain (Nápoli) - as grandes atuações do atacante uruguaio pela equipe italiana contribuíram para a classificação, depois de algum tempo, do Nápoli à Champions League e levaram o jogador ao "novo gigante" PSG. Tendo maior e mais qualificada concorrência na nova equipe, ainda busca o espaço para brilhar tanto quanto na temporada passada.

Radamel Falcão Garcia, atacante do Mônaco (Atlético de Madrid) - sua transferência para o clube francês, motivada pelo dinheiro, acabou tirando de si a atenção como um dos principais atacantes do mundo, mesmo que as atuações continuem sendo de gala, e mesmo com o Mônaco voltando aos poucos a ser evidência, com a entrada de capital árabe. Deve procurar novo espaço em um clube mais expressivo já na próxima janela de transferência. Um possível destino é o milionário Real Madrid.

Luís Suárez, atacante do Liverpool - em uma temporada em que o time da terra dos Beatles voltou à circular entre os líderes da Premier League, o uruguaio continua sendo o grande destaque, marcando muito gols, e decidindo a maioria dos jogos em favor dos Reds. Foi já na última temporada, o artilheiro do Campeonato Inglês.

Robben Van Persie, atacante do Manchester United - numa temporada em que o craque do time, Wayne Rooney, teve mais baixos do que altos, muitas lesões e muita inconstância, o holandês Van Persie conseguiu seu espaço para brilhar, marcar gols, definir, e concorrer com Luís Suárez pela artilharia da última Premier League.

Thomas Müller, meia-atacante do Bayern de Munique - um jogador sem qualidades exaltáveis, mas muito útil, e com uma "predestinação" para fazer gols que chega a impressionar. Está quase sempre no lugar a na hora certos para finalizar e marcar muitos gols. E no esquema tático do Bayern, cumpre um papel tático muito importante, sempre auxiliando na marcação. Porém, se dependesse de minha opinião, não figuraria nesta lista.

Robert Lewandowski, atacante do Borussio Dortmund - uma grande temporada do time alemão, que só não conquistou títulos pela temporada genialmente produtiva do rival Bayern de Munique. O atacante Lewandowski é o grande centro desta equipe, caracterizada pela ofensividade, sempre visando o "alvo" Lewandowski, que executa como poucos a função de colocar a bola dentro do gol.

Zlatan Ibrahimovic, atacante do Paris Saint-Germain - depois de uma temporada de adaptação ao futebol francês, 2013 tem sido o grande ano do sueco, que pelo PSG tem feito gols à exaustão em quantidade e qualidade. Mesmo correndo por fora, é um dos reais candidatos à final, entre os três melhores do mundo, principalmente se conseguir ajudar a Suécia a superar Portugal na repescagem para a Copa do Mundo de 2014.

Frank Ribéry, meia-atacante do Bayern de Munique - grande responsável pela fase excepcional e incontestável do clube bávaro, marca gols, distribui passes, comanda a equipe e é  um dos favoritos, não só à vaga na final, como também ao título de melhor jogador do mundo em 2013. O francês vive uma fase mágica em que tudo que tenta, dá certo: passes, lançamentos, dribles, chutes. E o Bayern tem sabido aproveitar-se dessa grande fase de um dos seus craques.

Lionel Messi, atacante do Barcelona - dispensa comentários sobre sua qualidade técnica, a genialidade em marcar muitos gols, com médias que superam um gol por jogo, mas vive uma primeira temporada em que algumas pequenas lesões tem-lo deixado à parte de algumas partidas do Barcelona. E neste momento de decisão, esse pode ser um fator contra o favoritismo do argentino à conquista do quinto título consecutivo de melhor do mundo da FIFA.

Cristiano Ronaldo, atacante do Real Madrid - deixando um pouco de lado a mídia, o craque luso tem sido cada vez mais objetivo, eficiente e determinante coletivamente nas apresentações do time madrilenho. Tem sido mais "matador", cada vez aprimorando mais ainda o poder de finalização, concorrendo cada vez mais com Messi, pela artilharia das competições em comum que disputam. Finalmente é a temporada que tem chances reais de desbancar o argentino, mas também de ficar atrás do francês Ribéry.

Muitos craques, alguns com chances, poucos favoritos, mas algumas ausências sentidas, como os argentinos Di Maria, do Real Madrid e Agüero, do Manchester City, o alemão Marco Reus, do Borussia Dortmund, o hispano -"brasileiro" Diego Costa, do Atlético de Madrid, entre muitos outros que poderiam substituir alguns dos escolhidos e melhorar ainda mais a qualidade da listagem.

Os favoritos evidentemente são Messi, C. Ronaldo e Ribéry. Outros correm por fora.

Os três finalistas serão revelados em dezembro, e o grande vencedor, no dia 13 de janeiro de 2014.

Entre os técnicos, a lista conta com nomes como Alex Ferguson, José Mourinho, Arséne Wenger, Rafa Benítez, Vicente del Bosque, Antonio Conte e Carlo Ancellotti. Ainda assim, sentiu-se a ausência do espanhol Pep Guardiola, mesmo tendo assumido o Bayern de Munique somente no meio do ano - início da temporada européia.Felipão corre por fora, pela renovação de esperanças que trouxe para a seleção do Brasil. 
Os favoritos são o excelente Jurgen Klopp, e o multicampeão pelo Bayern de Munique, Jupp Heynckes, pelo excelente trabalho de enxadrista na distribuição e estruturação tática que beneficiou a todos os grandes jogadores que a equipe possui. Sem surpresas, Heynckes deverá vencer.

Vamos aguardar a escolha da FIFA e da France Football!

Mas e para você, quem é o melhor do mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário