sábado, 23 de novembro de 2013

A grande surpresa que vem da Série B

Associação Chapecoense de Futebol

Esse é o nome completo do clube que, para a surpresa da grande maioria, passou pela série B apenas de passagem na temporada de 2013, e em 2014 já estará na elite do futebol brasileiro.

Um time pequeno, com uma história bastante recente - se comparada à maioria dos grandes clubes do Brasil - mas com uma torcida muito fanática e intensamente apaixonada, que nos dias de jogos movimenta a cidade catarinense de Chapecó.

Fundada em 1973, a Chapecoense é um dos times que recentemente alcançou conquistas e resultados importantes que elevaram muito seu panorama no cenário regional e nacional. Em seus 40 anos de existência, conquistou 4 títulos catarinenses (1977, 1996, 2007 e 2011).

A passagem pela Série B foi mais rápida até mesmo do que grande parte da maioria dos torcedores acreditaria. Uma arrancada espetacular no início da temporada permitiram que a equipe, por algum tempo, chegasse a disputar a primeira posição da Segundona com o poderoso Palmeiras (o time de Chapecó liderou a competição na 1ª e da 4ª à 15ª rodadas). Contudo, a equipe foi perdendo a regularidade, empatando muitos jogos e perdendo o contato com o time paulista, que acabou disparando na ponta da tabela de classificação. Ainda assim,a gordura acumulada no início do campeonato foi suficiente para garantir à Chapecoense a vice-liderança e o acesso à Série A do próximo ano.

Em números, foram 37 partidas disputadas até o momento, com apenas 6 derrotas - mesmo número do campeão Palmeiras - a diferença, entretanto, está no número de empates: enquanto o time paulista empatou apenas 7 vezes, a Chapecoense empatou 12, e venceu outras 19.
Nestes 37 jogos, foram 59 gols marcados (quinto melhor ataque) e 31 sofridos (segunda melhor defesa) o que credencia a equipe com um saldo de 28 gols positivos.

Destes 59 gols marcados, mais de metade deles foram pelo atacante Bruno Rangel: artilheiro absoluto da Série B, com 30 tentos assinalados. Uma quantidade tão grande que garante a ele o título de maior goleador da história da segunda divisão no Brasil. Para se ter uma ideia, nesta temporada, depois dele, quem mais marcou foi Marcos Aurélio, do Sport - com 10 gols a menos (20).

Além de Bruno Rangel, a Chapecoense tem destaques como o experiente goleiro Nivaldo - há muitos anos titular da equipe; os zagueiros Dão e Alemão, que aos poucos foram se firmando na defensiva do time; o jovem volante Augusto, oriundo da base do Internacional, e um dos grandes nomes da temporada do Verdão do Oeste;  o meia armador Athos, que vem se recuperando recentemente de lesão, e com participação em muitos gols da equipe, sempre com passes muito precisos; e o experiente atacante Rodrigo Gral, de 36 anos - com passagem por equipes como Grêmio, Flamengo, Juventude, Sport, Bahia, Futebol Japonês e, inclusive, seleções de base.

Mas, talvez o grande destaque desta surpresa que foi a Chapecoense em 2013 tenha sido o treinador  e ex-goleiro Gilmar Dal Pozzo. Como atleta, passou por equipes conhecidas como Caxias, Goiás e Avaí, além do Marítimo, de Portugal. Como técnico, desde 2008 teve algum destaque em times do interior do Rio Grande do Sul. Mas nada que se compare a essa passagem pelo time de Chapecó, em que boa parte da responsabilidade pela campanha meteórica do clube na competição nacional é creditada a ele.

Fica claro que, embora recente, a ascensão da Chapecoense é muito consolidada por uma equipe-base bem estruturada, com peças que complementam bem o elenco, um treinador com ideias diferentes para o futebol, um estádio próprio e recentemente reformulado para acomodar a sua fanática torcida.

É também evidente que para disputar a Série A na próxima temporada a equipe precisará de uma reformulação muito grande no elenco, a contratação de peças de qualidade que possam agregar técnica e experiência a um time já praticamente montado!

Seja bem vinda Chapecoense à Primeira Divisão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário