segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O chato contra a chatice.

É fato incontestável que a formulação de pontos corridos é hoje consolidada, não só no Brasil, mas também nos grandes centros do futebol mundial. Praticamente ninguém mais hoje põe à em dúvida a funcionalidade e a eficiência deste método para escolher o melhor time de um campeonato.

Contudo, segue aqui este breve apaixonado pelo esporte que continua defendendo o "mata-mata", os jogos eliminatórios, que trariam de volta consigo o mais importante, o mais apaixonante, o mais instigante do futebol: a emoção.

Com sabe-se lá quantas rodadas de antecipação o Cruzeiro já é campeão brasileiro de 2013. Os matemáticos que me desculpem com seu 100%, mas é inevitável que o título vá para Belo Horizonte. A última vitória - o 3x0 contra o Grêmio - foi apenas o golpe final para sacramentar o time mineiro como único a vencer todos os times em uma única edição da campeonato por pontos corridos. O título? Esse o Cruzeiro já venceu há várias rodadas, quando conseguiu abrir uma margem de 12 pontos sobre o segundo colocado - na época o Botafogo.

A briga pelas vagas na Libertadores? Ah! Há sim disputa! Quatro times brigam por três vagas, sendo que o Botafogo, em sua decadência rotineira e anual deve ser o time a ficar de fora. A disputa está praticamente decidida: Atlético-PR em segundo, Grêmio/Goiás em terceiro, e o outro em quarto. Fica a dúvida se Ponte Preta ou São Paulo levar o caneco na Copa Sul-Americana. Aí sim, em teoria, Goiás e Grêmio disputariam a terceira vaga, já que o G-4 se tornaria G-3.

Portanto, a disputa mais acirrada, mais empolgante e mais emocionante deste campeonato brasileiro de 2013 é... a briga contra o rebaixamento? É!

Triste, mas é!

E a evidência é ainda maior sobre estes duelos, tendo em vista dois times considerados "grandes" no futebol nacional: os cariocas Fluminense (que acaba de anunciar Dorival Jr. como substituto do recém demitido Vanderlei Luxemburgo) e Vasco. Um briga com o outro contra (ou a favor?) o rebaixamento. Mas, se ambos continuarem nesta fase de mais revés do que vitórias, correm o risco de morrerem abraçados, e deixar o Criciúma escapar da degola.

Não é preciso nem comentar a deprimência e a vergonha que é para dois times como estes, deste "nível" viverem esta fase. Mas...
Vamos agradecer a eles!
São Vasco e Fluminense, na disputa contra o rebaixamento - envolvendo ainda Bahia e Criciúma - quem está dando ânimo e graça a este campeonato monótono, modorrento: um marasmo sem fim. Ou melhor, com um fim que demora muito mais do que a efetiva durabilidade do campeonato.

É demais este chato ficar defendendo o campeonato com jogos decisivos. Com finais!

Mas não acho que seja nunca demais - mesmo que já esteja ficando chato - defender o fim da chatice que é o atual campeonato brasileiro de pontos corridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário