domingo, 10 de novembro de 2013

O outro grande de Madri!

É consenso da maioria que o Atlético de Madri é o terceiro maior clube da Espanha, e que a equipe vem ganhando ainda mais espaço nos últimos anos, apesar de toda a rivalidade com o Real, maior clube de Madri e da Espanha.

A história do clube apenas comprova esta constatação. O Atlético de Madrid é o terceiro maior campeão espanhol, atrás apenas do rival local Real Madrid e do Barcelona, com nove títulos da Liga, dez títulos da Copa do Rei da Espanha, dois títulos continentais da Liga Europa da UEFA, dentre muitos outros títulos nacionais e internacionais, mas de menor expressão. Por lá passaram recentemente jogadores de renome mundial, como o espanhol Fernando Torres, Sérgio Agüero, Falcão García, Diego Forlán, Carlos Gamarra, o lendário artilheiro mexicano Hugo Sánchez e  Diego Simeone - atual técnico da equipe, além de muitos outros.

É vice-líder - apenas um ponto atrás do Barcelona - do Campeonato Espanhol, e classificado com dois jogos de antecedência às oitavas-de-final da Champions League. Vem numa fase fantástica, com atuações exuberantes e jogadores que tem conseguido, na equipe, render o seu melhor futebol.

A ótima campanha em La Liga foi conquistada com resultados muito expressivos, sobretudo a vitória com o rival Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu, por 0x1, e muitos resultados elásticos em casa, jogando no Estádio Vicente Calderón, não sendo raras as vitórias com quatro ou cinco gols de vantagem sobre os adversários.

Já na Champions League, a equipe madrilenha foi uma das primeiras a garantir classificação para a próxima fase, vencendo todos quatro primeiros jogos, marcando doze gols e sofrendo apenas dois. Tudo isso em um grupo aparentemente fácil, mas com dois adversários perigosos que são o russo Zenit, de São Petesburgo, e o Porto, de Portugal. Do quarto elemento da chave já não se esperava nada, e o Áustria Wien confirmou em suas atuações que veio para esta edição da Champions League como mero espectador.

Desde que o argentino Diego Simeone assumiu o comando da equipe, los colchoneros já foram campeões da UEFA Europa League, da Supercopa da Europa e da Copa do Rei da Espanha, em apenas dois anos de trabalho.

A base da equipe se mantém a mesma há algumas temporadas, sendo aos poucos reforçada por contratações pontuais que só tem engrandecido ainda mais o time e o elenco.

A base da equipe é formada por:  
                                   Courtois (Bélgica)
                   Miranda (Brasil)            Godín (Uruguai)
Juanfran (Espanha)                                      Filipe Luís (Brasil)
                    
                Raúl García (Espanha)      Gabi (Espanha)

Koke (Espanha)                                      Arda Turan (Turquia)

       Diego Costa (Espanha)          David Villa (Espanha)

Destes, os principais destaques são:
- Thibaut Courtois: se toda a grande equipe começa por um grande goleiro, o Atlético de Madrid está no caminho. O jovem e gigante arqueiro belga, de apenas 21 anos e 1,99m, vive uma fase extraordinária. Emprestado pelo Chelsea, é um goleiro completo e tido como o sucessor natural do tcheco Petr Cech no clube londrino;
- A trinca de meias espanhóis, muito eficiente e extremamente dinâmica, dão segurança à defesa e muitas opções ao ataque. O experiente Gabi, joga no estilo do conterrâneo Xavi, do Barcelona, com passes muito precisos, além de ser capitão da equipe; o ágil e batedor de faltas Raúl García; e o jovem e criativo Koke, formam um trio de altíssima qualidade;
- Arda Turan: meia turco com uma visão de jogo incrível, e uma capacidade técnica de passe que o credenciam como uma das estrelas da equipe, e um dos melhores desta posição no Campeonato Espanhol. Sua ida do Galatasaray para o Atlético de Madrid foi a transferência mais cara da história do futebol turco. E os espanhóis afirma ter valido à pena;
- David Villa: estrela espanhola que dispensa comentários. Apesar da sua passagem um tanto contestada pelo Barcelona recentemente, geralmente faz sucesso onde atua, marcando sempre muitos gols. Esta característica de artilheiro o coloca como o maior goleador da história da Seleção da Espanha, com 56 gols em 92 atuações;
- Diego Costa: o grande centro da mídia espanhola e brasileira nas últimas semanas, em função da sua opção por defender La Fúria, preterindo a seleção brasileira. Vive uma fase esplendorosa, e com muito sacrifício vai brigando com Cristiano Ronaldo pela artilharia do Campeonato Espanhol desta temporada.

Estes são apenas alguns dos destaques da equipe. Outros jogadores, alguns importantes e reconhecidos internacionalmente compõe o elenco colchonero. Podemos citar na defesa o zagueiro belga Tobias Alderweireled, o lateral Emiliano Insúa; no meio são muitas e muito boas as opções que tem Simeone: o português Tiago, o uruguaio Cristían Rodríguez, o jovem espanhol Óliver Torres, o também jovem francês Joshua Guilavougui; e para o ataque as opções são o espanhol Adrián López, e o jovem brasileiro Léo Baptistão, destaque das últimas temporadas na Espanha pelo modesto Rayo Vallecano.

A equipe madrilenha é sem dúvida uma das que tem maiores chances de desbancar os "gigantes favoritos", pela qualidade de seu elenco, pela fase incrível que vive, e por já ter demonstrado ser possível derrotar estes favoritos, como fez com o Real Madrid no último duelo por La Liga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário