segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Previsão para a Champions League

Enfim chegamos ao "mata-mata"! A Champions League - maior competição de clubes do mundo - conheceu no último meio de semana os 16 classificados às Oitavas de Final, que começam só na segunda metade de Fevereiro do 2014. Contudo, hoje mais cedo tivemos o sorteio que definiu como ficaram os duelos desta próxima fase da competição.
Talvez os dois principais favoritos da competição - Barcelona e Bayern Munique -  foram quem tiveram maior azar no sorteio, uma vez que conseguiram escapar de um temido duelo contra o gigante Milan, mas não conseguiram fugir de duas perigosas equipes inglesas: O Manchester City e o Arsenal, respectivamente.

Mas vamos analisar individualmente aos duelos:

Manchester City (ING) x Barcelona (ESP)
É um confronto onde, apesar de certa vantagem do Barcelona, poderemos ter surpresa.
O Manchester City já deu provas nesta temporada de que possui um ataque formidavelmente letal, independentemente de adversários. Na Premier League, por exemplo, foram 47 gols marcados, em apenas 16 partidas, média praticamente de 3 gols por partida. Só a título de comparação, o  Arsenal - líder do Campeonato Inglês - tem 33 gols marcados nos mesmos 16 jogos (média pouco superior a 2 gols por jogo).
Portanto, o time catalão, com seu poderoso meio-campo e ataque, precisa de muito cuidado, justamente no setor do campo que inspira menos confiança, que é sua defesa, que ainda carece de companhia para Piqué, e um substituto à altura de Victor Valdés, que se despede de Camp Nou no fim do ano.
Barcelona deve passar, mas não sem muitas dificuldades!

Olympiacos (GRE) x Manchester United (ING)
Mesmo em fase muito irregular, o milionário Manchester United  é  favorito contra o tradicional time grego. Mas precisará de muito cuidado
O clube inglês vive um momento de crise pós saída de Alex Fergusson, com derrotas inexplicáveis e um elenco bastante contestado, que ocupa apenas a 8ª colocação da Premier League. Apesar disso, confirmou o favoritismo na fase de grupos da Champions League, e classificou-se na primeira colocação.
Já o Olympiacos conquistou uma classificação sofrida, inclusive empatando em pontos com o Benfica, de Portugal, e ficando em segundo lugar na chave do forte PSG. Se credencia a enfrentar o tradicional clube inglês, vindo de uma inacreditável campanha no Campeonato Grego - 14 vitórias e 1 empate, em 15 jogos; 45 gols marcados e apenas 4 sofridos - e pode oferecer dificuldades aos Red Devils.

Milan (ITA) x Atlético de Madri (ESP)
Único clube italiano classificado à próxima fase da Champions League, o tradicional clube de Milão terá pela frente, dos considerados "não-favoritos" o time mais temível dentre os classificados.
O Milan vive, tal como o Manchester United, uma fase muito ruim, mesclando bons jogos, com atuações a serem esquecidas. Tem um elenco de figurões que já não rendem, e jovens que não conseguem carregar o time sozinho. Ocupa a mísera 12ª colocação no Campeonato Italiano, com apenas 4 vitórias em 15 partidas disputadas. Conquistou a classificação às Oitavas de Finais da Champions League apenas na última rodada, com um sofrido empate em 0x0 com os holandeses do Ajax. Mesmo com toda sua história de glórias e títulos, deverá ficar de fora.
Já o Atlético de Madri vive talvez o momento mais glorioso de sua história. Após os título da UEFA Europa League (2009/2010 e 2011/2012), da Supercopa da UEFA (2010/2011 e 2012/2013) e da Copa do Rei da Espanha (2012/2013), o time colchonero agora lidera o Campeonato Espanhol, empatado em pontos com o Barcelona, e tem um elenco muito equilibrado. Conquistou com facilidade a classificação na fase de grupos, empatando apenas 1 (contra o Zenit, em São Petesburgo) e vencendo todos os outros cinco jogos, contra Porto, Zenit e Áustra Wien.
Serão confrontos muito acirrados, mas o momento incrível do Atlético de Madri deverá se sobrepor à história de títulos do Milan.

Bayer Leverkusen (ALE) x Paris Saint-Germain (FRA)
Mais um duelo de favoritismo evidente. Por mais que a equipe alemã tenha um elenco competitivo, e venha se reerguendo após algumas temporadas em baixa, o milionário PSG é franco favorito.
Com uma campanha muito irregular, o Bayern Leverkusen conquistou a classificação e o segundo lugar no grupo A, apenas na última rodada, com uma vitória por 1x0 contra o fraco Real Sociedad, da Espanha, mas deixando para trás o sempre perigoso Shaktar Donetsk, da Ucrânia. Na Bundesliga, é vice líder, 7 pontos atrás do homônimo de Munique, mas 5 pontos à frente dos aurinegros do Borussia Dortmund.
Já o – agora milionário PSG – encontra como adversários na briga pelo título do Francês, recém elevado à mesma categoria dos endinheirados, o Mônaco, e o menos pretensioso Lille. O elenco fortíssimo é forte candidato ao título da Champions League, ainda que sueco Ibrahimovic e o uruguaio Cavani ainda busquem o melhor entrosamento no ataque parisiense. Classificou-se com facilidade na Champions League, num grupo que ainda tinha Olympiacos, Benfica, e o fraco Anderlecht, da Bélgica.
Sem muito esforço, PSG deve garantir o avanço às Quartas de Finais.

Galatasary (TUR) x Chelsea (ING)

Jogar bem em casa e fazer um bom resultado: esta é a receita para o Galatasaray se quiser algum papel melhor que o de coadjuvante neste duelo. O time de Drogba, Sneijder e Cia., mesmo tendo eliminado na fase de grupos a sempre forte Juventus, da Itália, não tem elenco e nem força para derrubar os ingleses. Drogba e Sneijder, estrelas do time, ainda não assumiram o protagonismo que lhes cabe, mesmo na segundo temporada que já disputam na Turquia. No Campeonato Turco, o Galatasaray é apenas o terceiro colocado, já a 11 pontos de distância do líder Fenerbahce.
Já o Chelsea precisa apenas confirmar o favoritismo, e derrotar o clube onde agora joga o maior ídolo de sua história recente. Em fase de recuperação no Campeonato Inglês, onde já ocupa a vice liderança – empatado em pontos com o Liverpool - a equipe londrina teve poucas dificuldades para conquistar a classificação na Champions League, no grupo que ainda tinha o alemão Schalke 04, o suíço Basel, e o romeno Steaua Bucaresti. José Mourinho ainda precisa encontrar o melhor encaixe para todas as peças do bom elenco que tem em suas mãos, mas está no caminho certo.
O Galatasaray tem muito poucas chances de passar. Chelsea deve classificar sem maiores dificuldades.

Schalke 04 (ALE) x Real Madrid (ESP)

O time do Schalke, apesar de muito voluntarioso, não deve chegar mais longe do que já chegou. Não só porque enfrentará um adversário favoritíssimo ao título, mas também porque seu elenco não é dos mais confiáveis. Ocupando apenas a sexta colocação no Campeonato Alemão, o time depende muito da inspiração do jovem Julien Draxler, considerado por muitos a maior promessa do futebol europeu na atualidade. É muito pouco para um time que teve recentemente em seu elenco, nomes como o espanhol Raúl, e que revelou, também recentemente, o goleiro Neuer – considerado o melhor do mundo na atualidade. A classificação na Champions League veio com a segunda colocação no grupo E, que foi liderado pelo Chelsea.
Por outro lado, o Real Madrid, apesar da fase muito oscilante no Campeonato Espanhol, faz uma temporada de Champions League praticamente irretocável. Deixou de vencer apenas uma partida: contra a Juventus, em Turim. Mas, fora isso, foram resultados muito expressivos, como o 6x1 contra o Galatasaray, jogando na Turquia. Além disso, a fase vivida por Cristiano Ronaldo é assombrosa. O luso não para de marcar gols! No Campeonato Espanhol foram 17 gols em 15 jogos disputados (empatado na artilharia com o hispano-brasileiro Diego Costa). Na Champions League foram 9 em 6 jogos. Nesta competição a equipe estabeleceu um novo recorde de gols marcados nos seis primeiros jogos (fase de grupos): os merengues foram às redes 20 vezes. E com o aprimoramento da parceria com o galês Gareth Bale, a tendência é que essa média só aumente.
Mesmo confiando no talento de Draxler, é inevitável apontar para uma classificação sem dificuldades da equipe madrilenha.

Zenit (RUS) x Borussia Dortmund (ALE)

Neste duelo, mais uma vez temos um favorito: o atual vice campeão alemão e da Champions League, Borussia Dortmund.
O time do Zenit, de São Petesburgo não deve oferecer perigo ao time de Dortmund. Conquistou a classificação num grupo fraco, sofrendo para eliminar o Porto, do afundado futebol português, e o desconhecido Áustria Viena. Conseguiu apenas uma vitória em seis jogos, além de três empates e duas derrotas. Chega a ser um crime pensar que o Zenit ficou com a classificação, enquanto no grupe do Borussia Dortmund, a equipe que ficou em terceiro lugar, o temível Napoli, conquistou 12 pontos num grupo muito mais difícil do que o dos russos. Ainda que o time lidere o fraco Campeonato Russo, nem mesmo um super-herói, como brasileiro Hulk – um dos destaques do time - salvará os russos da eliminação na Champions League.
O Borussia conseguiu manter a forte base do elenco da temporada passada, e deve garantir o favoritismo contra o Zenit. Na fase de grupos da Champions League, os alemães tiveram muita dificuldade, uma vez que caíram no grupo mais forte da competição, contra os ingleses do Arsenal, os italianos do Napoli e os franceses do Olympique de Marseille. Borussia, Arsenal e Napoli terminaram a primeira fase com os mesmo 12 pontos (o Olympique não conquistou nenhum). Os alemães e os ingleses ficaram com a vaga nos critérios de desempate. Apesar da temporada nem tão boa na Bundesliga, onde ocupa apenas a terceira posição, 12 pontos atrás do líder Bayern de Munique, o Borussia é sempre uma equipe muito forte e competitiva, sobretudo jogando diante de sua apaixonada torcida. Resta saber como a equipe conseguirá se arrumar com a iminente saída de duas de suas principais peças do elenco: o jovem alemão Marco Reus, e o artilheiro polonês Robert Lewandowski.
Borussia classifica com facilidade e deve massacrar.

Arsenal (ING) x Bayern Munique (ALE)

Azar do Arsenal pegar (novamente) nas Oitavas de Finais, o poderoso e multicampeão Bayern de Munique.
O clube londrino, líder do campeonato inglês, fez uma fase de grupos na Champions League muito boa, mas perdeu a primeira posição no grupo e a perspectiva de duelos mais fáceis na fase seguinte, no último jogo, quando foi à Nápoles enfrentar o Napoli, e acabou perdendo por 2x0, mesmo com a equipe italiana eliminada. O Arsenal é uma das grandes promessas da temporada. Vive um ano de recuperação após temporadas muito oscilantes. Contudo, ter que duelar tão cedo contra o atual campeão da competição certamente não estava nos planos de Arsène Wenger e seus comandados. Não significa a eliminação, mas significa que o caminho inglês será difícil desde o começo.
Já o Bayern Munique dispense apresentações, campeão de tudo que disputou na última temporada, mantém a excelente fase, apesar da troca de treinador. Acendeu-se um pequeno sinal de alerta ao perder a final da Supercopa da Alemanha para o rival Borussia Dortmund, logo no começo desta temporada. Mas a larga vantagem na liderança na Bundesliga (7 pontos de dianteira, adquiridos em apenas 16 jogos), e o bom início de Champions League (5 vitórias e um tropeço inesperado para o Manchester City, em plena Allianz Arena, quando venciam por 2x0 e levaram a virada dos Citzens) o credenciam como favorito, não só neste duelo, mas também para faturar o bicampeonato europeu.
A vitória do Arsenal seria uma grata surpresa. Mas, não é o mais provável. Bayern deve classificar-se.

Há muito tempo ainda entre o sorteio e os primeiros jogos, então muita coisa ainda pode acontecer. Mas só surpresas ou desastres muito grandes poderão ir contra os favoritismos já estabelecidos a partir da definição dos confrontos.

É aguardar e torcer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário