sexta-feira, 29 de agosto de 2014

#FechadoComOAranha

Estava sem tempo e sem paciência pra manter o Blog, mas foi preciso arruma-los para comentar o ocorrido ontem, na partida entre Grêmio x Santos (0x2) pelas Oitavas de Final da Copa do Brasil.

O resultado? Apesar de catastrófico para as pretensões tricolores, é o que menos importa agora.
O que realmente importa é que o Grêmio seja punido, que os torcedores que chamaram o goleiro santista, Aranha, de macaco e fizeram gestos e sons que remetem a este animal... é preciso que estes torcedores sejam identificados e presos!!!

Não há justificativa para uma atitude como esta! Vejo gente falando "Parem com isso! Vocês estão prejudicando o Grêmio..." É sério mesmo que vocês acham que o grande prejudicado nisso é o Grêmio? Pessoas preocupadas com as punições que o Grêmio pode (e deve) receber, ou com a imagem do clube, que fica danificada por casos como este! 
Vocês querem mesmo saber? Que se dane a imagem do Grêmio! Que se dane se teremos que jogar dúzias de jogos longe da Arena. Isso vai ser um preço muito pequeno a ser pago pela diretoria deste clube que, reincidentemente vem acobertando um grupo de seres preconceituosos, imorais, sem qualquer resquício de humanidade.

Tem ainda alguns dizendo que "A culpa é do time. Se o Grêmio não estivesse há 14 anos sem ganhar nada, os torcedores não fariam isso!"... Meu amigo, nada justifica o racismo! Nada justifica chamar um igual de macaco! Nada justifica este preconceito besta, que se manifesta das mais diversas formas, inclusive no futebol!

O Grêmio é um time racista? Historicamente, sim! E é até hoje? Se os responsáveis pelo clube não agirem para combater essas pessoas e combater o preconceito, de forma geral, o Grêmio permanecerá sendo um clube racista!
Todos os torcedores do Grêmio são racistas? Não! 
Eu sou gremista, não sou racista e me acho no direito de não aceitar qualquer tipo de generalização em relação à torcida gremista.
Agora, se a diretoria, através do amado presidente Fábio Koff, não tomar uma atitude radical - no sentido de ir à raiz do problema - estará dando margem e razão para a manutenção e propagação do estigma gremista de time racista e nazista!

A derrota contrubui, evidentemente, para este tipo de sentimento, mas o que o Grêmio, enquanto instituição, deveria fazer é, além de entregar tudo o possível do acontecido à polícia, banir para sempre estes torcedores do estádio, além de uma ação pública de retratação ao goleiro Aranha, e a todos os negros do Brasil, além de desistir do campeonato! Esse é mínimo!

Apesar de a FIFA não reconhecer isso, o futebol é um dos maiores símbolos de integração social! 

O próprio Grêmio já se mostrou capaz de superar preconceitos, ao reconhecer a primeira torcida gay do Brasil (a Coligay). 
Sei que a intensidade e as formas de preconceito racial vão muito além disso, mas a instituição Grêmio precisa se unir àqueles que repudiam, de fato, o preconceito e criar formas de combater, no estádio e em todas os locais de abrangência do clube, este mal que assola nossa sociedade.

#FechadoComOAranha

Nenhum comentário:

Postar um comentário