segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A redenção dos centroavantes

Esse ano de 2013, em especial o Campeonato Brasileiro, tem sido surpreendente por vários motivos: a incrível superioridade Cruzeirense, a má fase de alguns dos gigantes do futebol nacional, mas, sobretudo, o que mais impressiona é a boa fase de alguns centroavantes até então desconhecidos, ou mesmo já conhecidos, mas que nunca conseguiram se consagrar no cenário nacional.

A posição de centroavante é muito traiçoeira, afinal, seu ofício principal é marcar os gols, mas sua atuação depende muito mais da atuação coletiva do time, que precisa proporcionar-lhe as oportunidades de gol. Seu papel é aproveitar essas oportunidades. E boa parte dos atacantes tem conseguido cumprir essa missão.

É o caso, por exemplo, do artilheiro da competição: Éderson, do Atlético-PR. Sua carreira inicio-se no Ceará, contudo, quando vinha conseguindo se firmar, acabou sofrendo uma grave lesão.
Nesta temporada, começou na reserva do Furacão, mas foi ganhando espaço à medida em que foi marcando gols. Em 25 rodadas já marcou 15 tentos, e vem sendo um dos destaques do campeonato. 

Outro caso é o dos vice-artilheiros Gilberto e William, de Portuguesa e Ponte Preta, respectivamente. Ambos tiveram boas passagens em times de menor expressão - o Avaí, no caso de William, e Sport e Santa Cruz, no caso de Gilberto. Porém, ambos tiveram oportunidade nos dois grandes clubes do Rio Grande do Sul, e não conseguiram repetir as boas atuações, e nem manter-se na titularidade das equipes. Gilberto passou pelo Internacional na temporada passada, e William esteve no Grêmio há alguns anos.

 O caso de centroavante que tem se consagrado, e que mais repercutiu recentemente, é o de Walter, atuando pelo Goiás. Verdade seja dita, não são seus gols a principal causa para tamanha repercussão, mas sim seu excesso de peso. Mas também é verdade que quando esteve no peso ideal, tanto no Internacional, quanto no Cruzeiro, e mesmo nas temporadas que passou no Porto, de Portugal, o artilheiro não conseguiu render o mesmo que vem rendendo atualmente.
Contudo, mesmo acima do peso, Walter tem sido decisivo em suas atuações pelo Esmeraldino, marcando gols, dando assistências e auxiliando sua equipe na boa campanha após o retorno à série A. 

Há outros casos, como o de Fernandão, pelo Bahia, Rafael Marques do Botafogo, o contraditório Hernane no Flamengo, dentre muitos outros.

Mas... como não poderiam faltar exceções para confirmar a regra, alguns do atacantes de quem mais se esperaria são os que mais tem deixado a desejar, como são os casos de Barcos, no Grêmio, Luis Fabiano, no São Paulo e Marcelo Moreno, no Flamengo.

Fica então a expectativa pela intensa briga que teremos pela artilharia nessa temporada, um disputa acirrada, com muito mais candidatos do que vinhamos tendo nas recentes edições do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário