domingo, 27 de outubro de 2013

A saudade de Sir Alex Ferguson

O Manchester United é sem dúvidas o time mais tradicional do futebol inglês, e um dos maiores do mundo. Em sua história de 135 anos, são 2 títulos mundias, 3 vezes campeão europeu, 20 vezes campeão inglês, 11 títulos da Copa da Inglaterra, além de muitos outros.
Por Trafford, região metropolitana de Manchester, onde é sediado o clube, passaram jogadores lendários, como Bobby Charlton, Gerge Best, Eric Cantona, David Beckham, Gary Neville, Paul Scholes, Ryan Giggs - que ainda hoje atua pelo clube, sendo o recordista  absoluto com mais de 1000 jogos pelos "Red Devils", além de craques da atualidade, como Cristiano Ronaldo, Carlos Tévez e Wayne Rooney.

Boa parte destes grandes ídolos do futebol mundial, bem como a maioria dos grandes títulos da equipe, aconteceram entre 1986 e 2013: o período em que o clube foi treinado pelos escocês Sir Alex Ferguson.
Período áureo em que o United foi elevado ao status de potência, e um dos maiores e mais ricos clubes do futebol mundial.
São 27 longos anos! Período que só é superado pelo francês Guy Roux no comando do Auxerre - equipe de mesma nacionalidade.
A termos de comparação, o recorde brasileiro é de 12 anos, quando Lula - Luís Alonso Peres - treinou o Santos na era Pelé.
Mas o tempo, além de impressionar, só comprova a qualidade do trabalho realizado por Ferguson, não bastassem todos os títulos e a soberania no cenário britânico, conquistados nesse período.

E, além de tudo isso, outro fator que comprova ainda mais o indissociável vínculo criado entre United-Ferguson, é a situação da equipe pós saída do escocês, em maio deste ano de 2013.
Evidente que a equipe não perdeu sua magnitude, mas fato é que as vitórias se tornaram mais escassas e mais árduas. Contra os grandes da Premier League, foi um empate contra o Chelsea, e derrotas para Liverpool e Arsenal, além do vergonhoso 4x1 sofrido para o maior rival, Manchester City. E ainda, resultados negativos para times inexpressivos, como a derrota em casa para o West Bromwich e o empate, também em casa contra o Southampton.

É evidente que um novo trabalho, recém iniciado por David Moyes, deverá levar algum tempo para gerar frutos, mas uma equipe do tamanho do Manchester United, um elenco com nomes como Rooney, Giggs, Van Persie, Chicharito, Ferdinand, Nani, etc, não pode se dar ao luxo de ocupar apenas a oitava colocação no Campeonato Inglês, em dez rodadas já a oito pontos do líder Arsenal.

Todos aqueles que admiram o bom futebol e a grandeza do Manchester United esperam por uma imediata reação dos Red Devils.

Nenhum comentário:

Postar um comentário